Logo

O Amanhã... Responsabilidade, humanismo, proximidade, rigor, solidariedade, equidade e transparência. Estes sâo alguns dos valores que têm regulado a nossa atividade até à data e continuarão a ser elementos transversais no nosso futuro.

Ao seu dispor

A Fundação

Valências

Documentação geral

Legislação , o que é?

Nos regimes democráticos, três poderes apresentam-se bem definidos e atuantes:

o Poder Executivo,
o Poder Legislativo
e o Poder Judiciário.

Ao Poder Executivo compete exercer o comando da nação, conforme aos limites estabelecidos pela Constituição
ou Carta Magna do país.
O Poder Judiciário tem a incumbência de aplicar a lei em casos concretos, para assegurar a justiça e a realização dos direitos individuais e coletivos no processo das relações sociais, além de velar pelo respeito e cumprimento do ordenamento constitucional.
Quanto ao Poder Legislativo, a ele compete produzir e manter o sistema normativo, ou seja, o conjunto de leis que asseguram a soberania da justiça para todos - cidadãos, instituições públicas e empresas privadas.

Em resumo, a legislação de um estado democrático de direito é originária de processo legislativo que constrói, a partir de uma sucessão de atos, fatos e decisões políticas, econômicas e sociais, um conjunto de leis com valor jurídico, nos planos nacional e internacional, para assegurar estabilidade governamental e segurança jurídica às relações sociais entre cidadãos, instituições e empresas.

No sentido de clarificar e disponibilizar toda a informação ao público em geral, apresentamos:

A Fundação rege-se pelo estipulado no Decreto-Lei n.º 64/2007 de 14 de Março
Normas Reguladoras dos Lares, Despacho Normativo 12/98 de 25 de Fevereiro
Estatutos das IPSS, Decreto-Lei n.º 119/83 de 25 de Fevereiro
Demonstrações financeiras, Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 9 de Março, (aprova regime de NC entidades do sector não lucrativo (ESNL)


Voltar para o inicio...
© Copyright 2013- JoãoDeMelo - Software Design e Formação Profissional